sábado, 5 de dezembro de 2009

Post 3O -A RELIGIÃO NA VIDA DOS FILHOS DE KATHERINE

SB: E a senhora é calma assim por causa da sua fé religiosa? Michael fala da sua fé o tempo todo.

KJ: Não, eu sou assim o tempo todo. Eu nem sempre fui uma Testemunha de Jeová.

SB: A senhora era Testemunha de Jeová quando era jovem?

KJ: Não era. Eu era Batista. Minha mãe nos criou assim nos levando para a escola na igreja todo sábado e para ser parte do coral Júnior.

SB: Então a senhora foi criada como Batista?

KJ: Sim.

SB: E a senhora ia à igreja? A senhora era uma Batista religiosa?

KJ: Sim, eu ia à igreja, mas eu não gostava do que eu via na Igreja Batista. Depois que eu fui julgada pelo jeito que as pessoas agem e o que fazem é que eu saí.

SB: E onde foi isso?

KJ: No leste de Chicago, Indiana.

SB: Pois você viu coisas que te desanimaram e a senhora decidiu procurar uma religião melhor na idade de... Doze? Treze?

KJ: Sim, Doze, treze. Minha irmã e eu estudávamos para sermos Testemunhas de Jeová... Bem, estávamos estudando com os vizinhos que eram Testemunhas. Pois as Testemunhas de Jeová vêm e ensinam a Bíblia para as pessoas. Minha mãe descobriu e ficou brava conosco e nos fez parar. Então depois que eu cresci, e me casei e me mudei, eu me lembro disso. Foi aí que eu comecei a estudar.

SB: A senhora era casada?

KJ: Sim, eu já era casada.

SB: Então a senhora foi exposta às Testemunhas de Jeová quando era adolescente.

KJ: Sim.

SB: Mas seus pais sentiram que era algo que eles não queriam.

KJ: Certo.

SB: Então eles dissuadiram você. Mas a senhora isso ficou internamente. Então quando a senhora teve mais independência e liberdade, você casou jovem?

KJ: Aos 19 anos.

SB: 19? Minha esposa casou aos 19. É como um número na família.

KJ: Mmmmm.

SB: Então a senhora se casou aos19 e se mudou com seu marido direto para Indiana?

KJ: Para Gary, Indiana? Não, quando nos casamos ficamos e meses depois nos mudamos para Gary, Indiana.

SB: Então foi nessa época que a senhora se reencontrou com as Testemunhas de Jeová?

KJ: Sim, mas foi eu acho dez ou doze anos depois.

SB: Mas o que a fez estudar com elas? Eu sei um pouco sobre isso, pois eu li. A senhora sentiu que havia encontrado uma sinceridade maior?

KJ: Bom, é isso que é a religião das Testemunhas de Jeová que estritamente ditada pela Bíblia e acreditam em estar fazendo o certo. Assim, se você comete adultério ou algo do tipo, você é desassociado. Se você é casado e comete adultério, o que é errado, então você é desassociado da religião. Muitas coisas me fizeram acreditar nela. E eu acredito. Há um Criador que se importa com você e então temos que examinar as Escrituras diariamente.

SB: Todos os dias vocês tem alguma coisa para ler?

KJ: Aha.

SB: O Novo e o Velho Testamento?

KJ: Aha.

SB: E a senhora leva esses livros para onde quer que vá?

KJ: Bom, não aquele [ela aponta para um livro]. Mas esses são apenas testemunhos de pessoas sobre o que passaram.

SB: Você sente que é baseada na Bíblia então é muito autêntica. Ademais, é uma religião verdadeira, então realmente tocou você. E então você se converteu formalmente?

KJ: Não, eu estudei. Você tem que estudar a Bíblia.


SB: Seu marido seguiu o mesmo caminho que a senhora?

KJ: Ele estudou também, mas não se tornou uma. Ele pensou que era muito severa para ele. Minha filha mais velha (Rebbie) foi batizada. Michael foi também uma vez.

SB: Mas nenhum filho?

KJ: Não. Mais nenhum.

SB: E por que foi assim? Por que uns e outros não?

KJ: Eu acho que não quiseram, eu não forcei nada. Deixei para o livre-arbítrio deles se quisessem ser.

SB: Então numa certa idade você falou para Michael sobre religião e ele aceitou?

KJ: Não, mas eu acho que ele queria e foi comigo para o Salão do reino.

SB: A senhora ficou orgulhosa pelo fato dele se tornar uma Testemunha de Jeová?

KJ: Fiquei muito orgulhosa.

SB: E nessa época ele já era famoso? Ou era só um garoto?

KJ: Ele já era famoso, em um certo ponto. Sim, ele era famoso por que os Jackson 5 ficaram muito famosos de primeira.

SB: Certo, então foi na idade em que ele já estava nos Jackson 5.

KJ: Certo. Certo.

SB: Mas ele foi o único dos Jackson (dos meninos) que foi batizado?

KJ: Ele foi o único.

SB: E a senhora e ele costumávamos ir com a senhora aos domingos à igreja?

KJ: Oh, sim, aha. E costumava ir por conta própria.

SB: Eu perguntei à Frank esse belo artigo sobre Michael e eu escrevi sobre pioneirismo e Sabbath. Um belo artigo. [foi publicado no bem conhecido website Beliefnet.com]

KJ: É mesmo?
SB: Oh, e teve cobertura em todos os lugares.

KJ: Mesmo?

SB: Oh, e foi enorme. É uma pena que ele não tenha te mostrado isso, pois é um belo artigo.

KJ: Oh, por que ele não me mostrou?

SB: É belo artigo sobre como ele adorou o Sabbath.

KJ: Mhmmm.

SB: Ele disse que iria com a senhora. E me disse que o que havia gostado que nunca o haviam tratado diferente, que embora ele fosse agora uma estrela, eles o chamariam de Irmão Jackson.

KJ: Aha.

SB: Eles iriam continuar em não tratá-lo diferente, não menos, não mais do que outro.

KJ: Sim.

SB: A senhora percebeu isso também [falando das Testemunhas].

KJ: Sim, eu percebi. É assim que eles pensam. Há muitos artistas que são Testemunhas de Jeová. Não consigo lembrar do nome de um grupo, sabe, Benson, Ronie Loss. Eu posso nomear um monte de artistas que são testemunhas de Jeová. E eles os tratam do mesmo jeito. Não os tratam diferente. Os trata como que se fossem um deles.

SB: O Michael gostava disso? Que ele poderia finalmente ser ele mesmo?

KJ: Sim, eu acho que sim.

SB: Ele também me disse que eles eram muito bons. Que se os repórteres o seguissem até a igreja eles não davam muita importância a isso. [rindo]. No artigo escrevemos de forma brincalhona “até os repórteres eram filhos de Deus.”.

KJ: [rindo] Isso é verdade.

SB: Okay, então a senhora tem todos esses filhos, alguns deles abraçaram a religião e Michael foi um deles, embora ele fosse uma grande estrela. Sempre pareceu para mim em nossas conversas que Michael tem uma espiritualidade natural, que ele é naturalmente próximo à Deus.

KJ: Sim. Aha.

SB: A senhora poderia comentar isso? A senhora percebeu isso nele logo cedo?

KJ: Aha.

SB: Ele rezava antes de ir dormir à noite?

KJ: Sim, eu acredito que ele rezava. Como eu tenho alguns filhos... Eu não sei ao menos se eles, eu não sei, eu não posso dizer por que...

SB: A senhora fica desconfortável em falar sobre isso?

KJ: Estou bem. Mas eu sei que Michael é espiritual. Ele sempre foi uma criança quieta e espiritual. E ele apenas ama pessoas, ama criança. E nós nos sentávamos e apenas chorávamos quando víamos... pois é muito triste e eu sabia então, sabe... e ele costumava me dizer, "Eu não sei como curar o mundo todo, mãe... mas eu posso pelo menos... Começar alguma coisa."

SB: Eu estava conversando sobre isso com Michael ontem. Testemunhas de Jeová não celebram aniversários.

KJ: Não.

SB: E há um motivo para isso?

KJ: Sim... A morte de Jesus é... o único feriado que...

SB: Okay, há a Páscoa. Vocês chamam de Páscoa ou de outra coisa?

KJ: Uh, nós não chamamos... Não celebramos a Páscoa.

SB: Há a ressurreição. Vocês celebram no mesmo dia em que ele [Jesus] morreu.

KJ: Sim.

SB: Certo, okay. Boa sexta-feira.

KJ: E esse foi o único dia que ele disse para manter [ a morte de Jesus]. Não a ressurreição.

SB: A senhora lê a Bíblia todos os dias?

KJ: Sim.

SB: Então isso é... isso é a sua vida, sua religião. É o centro absoluto de quem você é.

KJ: Bom, sim, em todo o Salão do Reino [eu vou a cinco reuniões em uma semana].

SB: Cinco reuniões em uma semana?

KJ: Mas não é uma 'reunião'. Temos uma grande reunião aos domingos a noite, que é quando vamos para ensinar e aprender, coisas assim. Nunca se para de estudar a Bíblia.

SB: Certo.

KJ: Os Judeus também a lêem o tempo todo?

SB: Absolutamente. Oh absolutamente, nós lemos...

KJ: Depois de lerem dia e noite. Eu sei que vocês sabem tudo sobre isso.

SB: Nós lemos a Bíblia todo santo dia.

KJ: Aha.

SB: Quero dizer, já nessa idade, eu tenho 34 anos, eu estudei a vida toda. Eu sei, quero dizer, eu não estou tentando me gabar, mas apenas por lê-la eu sei muito pelo coração agora.

KJ: Oh.

SB: Pelo menos os cinco livros de Moisés [o Pentateuco], é isso.

KJ: Aha.

SB: Que é no que focamos mais do que qualquer outra coisa. Mais do que os Salmos ou os Profetas.

KJ: Certo.

5 comentários:

  1. estou adorando cada pedacinho ,e impressionada cada vez mais com michael, me pergunto será que Lisa marie não conseguiu ver essas qualidades, que são tão raras,tão lindas, me emocionei aqui.Quando ele disse ,eu não sei como curar o mundo,mais vou pelo começar alguma coisa... e´lindo. estou louca pela parte quente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ele é tão fofo , tão de espiritual , tão de Deus.Tbm faço a mesma pergunta. Não intendo a Lisa.Lisa é uma vaca.
    posta mais , beijos. Mariana

    ResponderExcluir
  3. ai estou aqui angustiada esperando mais, já lí e relí este texto, e ainda não consigo compreender as pessoas que descriminavam o michael.posta mais posta estou louca pra saber mais sobre o nosso bebê.

    ResponderExcluir
  4. Ho maldade estou aqui roendo as unhas esperando mais um post, estamos chegando nas partes quentes, espero ansiosa.MICHAEL vc é o ser humano mais lindo que já existiu DEUS esteja sempre com vc, te amo para sempre.

    ResponderExcluir
  5. Ai, ela não desenvolve como o filho, é meio monosilábica e dá umas respostas desconexas... ah, sei lá, dessa família só gosto do filho mesmo. kkkkkk

    ResponderExcluir